Banner Portal
Notas para a história das instituições escolares: “relatório sobre a marcha e estado da escola primária neutralidade durante o ano de 1884”
PDF

Palavras-chave

Documento

Como Citar

SCHELBAUER, Analete Regina. Notas para a história das instituições escolares: “relatório sobre a marcha e estado da escola primária neutralidade durante o ano de 1884”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 272–277, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639628. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639628. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Documento
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639628
PDF

Referências

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque e BRITTO, Jader de Medeiros (orgs.). Dicionário de educadores no Brasil. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / MEC-Inep-Comped, 2002.

HILSDORF (BARBANTI) Maria L. S. Escolas americanas de confissão protestante na província de São Paulo: um estudo de suas origens. 1977. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1977.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. Francisco Rangel Pestana: jornalista, político, educador. 1986. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1986.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. João Köpke. In: FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque e BRITTO, Jader de Medeiros (orgs.). Dicionário de educadores no Brasil. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / MEC-Inep-Comped, 2002, pp. 546-554.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo 1876-1994. São Paulo: Editora da UNESP; CONPED, 2000.

SCHELBAUER, Analete Regina. A constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo (1870-1889). 2003. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

SCHELBAUER, Analete Regina. Escola Primária Neutralidade: personagens e práticas escolares. In: MARTINS, Ângela Maria Souza, BONATO, Nailda Marinho da Costa (orgs.). Trajetórias históricas da educação. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, pp. 19-40.

PANIZZOLO, Claudia. João Köpke e a Escola Republicana: criador de leituras, escritor da modernidade. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.