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O debate marxiano sobre a instrução pública europeia do século XIX
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Palavras-chave

Marxismo e educação. Formação da classe trabalhadora. Instrução pública

Como Citar

BORGES NETTO, Mario; LUCENA, Carlos. O debate marxiano sobre a instrução pública europeia do século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 167–186, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640271. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640271. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e problematizar as proposições de Marx e Engels sobre a educação, tendo como referência a crítica ao modo de produção capitalista e a necessidade de sua superação. Buscamos apresentar que a questão educacional nas obras de Marx e Engels está associada aos seus estudos sobre o desenvolvimento do modo de produção capitalista e seus desdobramentos contraditórios na organização da vida social. Isso implica, portanto, considerar a função que a educação escolar desempenha para a manutenção e expansão do capitalismo, bem como, contraditoriamente, em que medida ela contribui para o projeto revolucionário da classe trabalhadora em vista da construção do comunismo. Ao concluir notamos que Marx e Engels não construíram uma pedagogia, tão pouco uma teoria educacional, senão um amplo sistema teórico sobre a sociedade capitalista que na sua totalidade abarcou as questões acerca da formação humana, da educação da classe trabalhadora e da instrução pública. Contudo, entendemos o legado marxiano como uma perspectiva revolucionária que se mantém atual no desvelamento da sociedade capitalista, pois possibilita e potencializa a transformação revolucionária da realidade.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640271
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