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Trabalho e educação no Assentamento Guarani: reforma agrária e parcerias agroindustriais
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Palavras-chave

Trabalho e Educação. Educação no Campo. Reforma Agrária. Parcerias Agroindustriais

Como Citar

SANTOS NETO, José Leite dos; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. Trabalho e educação no Assentamento Guarani: reforma agrária e parcerias agroindustriais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 268–290, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640415. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640415. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre trabalho e educação no Assentamento Guarani, com a finalidade de compreender de que forma o trabalhador assentado se apropria de conhecimentos para a produção e como o conhecimento pautado na agroindústria interfere no trabalho que ele desenvolve. Este trabalho discute questões referentes aos assentamentos de reforma agrária que têm se configurado como um território em disputa pelo capital por meio das parcerias agroindustriais,   que permitem o cultivo de lavouras para fins agroindustriais nos assentamentos estaduais no Estado de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada no Assentamento Guarani situado na cidade de Pradópolis –SP, que tem uma parceria agroindustrial com a Usina São Martinho.  A partir dos resultados da consulta realizada com os assentados, constata-se que os projetos de parcerias agroindustriais surgem após um processo de esgotamento de todas as possibilidades para o desenvolvimento dos lotes recebidos na formação do assentamento e que se caracterizam como alternativas contraditórias do processo de luta pela terra, mas, são aceitas devido as precárias condições socioeconômicas dos assentados.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640415
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