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As escolas rurais e a organização do ensino primário em Cianorte-PR (1950-1990)
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Palavras-chave

Educação Rural. Ensino Primário Rural em Cianorte-PR. Organização do Ensino

Como Citar

LIMA, Rosangela de; SCHELBAUER, Analete Regina. As escolas rurais e a organização do ensino primário em Cianorte-PR (1950-1990). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 51–71, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640514. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640514. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que objetivou investigar a história do ensino primário rural do Município de Cianorte-PR, entre as décadas de 1950 e 1990.  A existência de um acervo documental expressivo, porém disperso, apontou a necessidade de intervenção nos arquivos, consubstanciando um inventário de fontes, que, além de subsidiar esta e outras pesquisas, contribui para a preservação do patrimônio histórico escolar da comunidade em questão.  Neste, abordamos os principais aspectos sobre os espaços escolares e a organização do ensino das escolas primárias rurais de Cianorte. Como resultado, considera-se que estas instituições foram construídas sob os princípios da simplicidade e do barateamento, minimizando os custos. A ausência de novos prédios escolares e a necessidade de ampliar as vagas apontaram caminhos para o atendimento da população rural a fim de democratizar o acesso ao ensino primário.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640514
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