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Verdadeiro método de estudar: um olhar “estrangeiro” sobre a educação em Portugal no século XVIII
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Palavras-chave

Portugal. Verdadeiro Método de Estudar. Século XVIII

Como Citar

PEREIRA, Cassia Regina Dias. Verdadeiro método de estudar: um olhar “estrangeiro” sobre a educação em Portugal no século XVIII. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 302–306, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8643782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643782. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A tese destaca o contexto de capitalismo em sua fase industrial na Inglaterra e na França, o que, de fato, exigia novos comportamentos em sociedade e no trabalho. Em defesa dessa mudança, Verney propunha uma formação útil a essa nova sociedade. Ser “útil à Igreja” correspondia à oposição iluminista do autor quanto à pedagogia jesuítica, apesar de seus pensamentos observarem uma moral cristã. Já o “Ser útil ao Estado” traduzia no título, o objetivo de Verney: modernizar a sociedade portuguesa por meio de uma “modernização” do ensino. A dedicatória aos mestres jesuítas também é analisada na tese, sendo interpretada por estudiosos do VME tanto como irônica, quanto um olhar exógeno de Verney, o qual teve contato com muitas culturas além da lusitana. A pesquisadora enfatiza os méritos da obra: a compreensão do legado da educação no século XVIII. Verney fez uma apresentação geral do contexto educacional da época e propõe um programa de reforma cultural. Isso porque, para ele, uma reforma aconteceria com a formação dos quadros administrativos e burocráticos do Estado. Destacando a importância da obra em contexto histórico do Iluminismo, a tese , esclarece que há vertentes de estudo que consideram Verney inconsistente e outras que o referenciam por sua abordagem geral da educação na época. De qualquer modo, o Verdadeiro Método de Estudar não poderia ser jamais ignorado por estudiosos, historiadores, enfim, para todos os interessados em discussões sobre a educação portuguesa do século XVIII. Especificamente, áreas como Filosofia da Educação, Pedagogia, Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa entre outras.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8643782
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Referências

RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Luiz António Verney e o projeto pedagógico modernizador do reino português: uma análise do Verdadeiro Método de Estudar (1746). 246p. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós- Graduação em Educação. Maringá, 2012.

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