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A teoria da atividade em Vygotsky, Leontiev e Engeström
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Palavras-chave

Teoria da atividade
Sistema de atividades
Aprendizagem expansiva

Como Citar

MEDEIROS, Simone Maria de Andrade. A teoria da atividade em Vygotsky, Leontiev e Engeström: os fundamentos da aprendizagem expansiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021051, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8657702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657702. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A teoria da atividade inicialmente formulada por Vygotsky na década de 1920 teve como foco de análise a atividade individual; depois, foi desenvolvida por Leontiev, com destaque para a atividade coletiva e ampliada; e posteriormente, por Engeström, com as redes de sistemas interativos de atividade. Destacamos três gerações de pensadores na história da evolução da teoria da atividade. Neste artigo, revisitamos alguns conceitos básicos da teoria de Vygotsky (1998, 2012), como a teoria social da atividade humana, os sistemas sociais e as bases da teoria da atividade, nas formas propostas por Leontiev (1972, 1978b, 2004) como o mecanismo do surgimento de novas atividades, na contradição decorrente da interação discursiva. Já Engeström (2002, 2016) desenvolveu a forma diagramática da triangulação da atividade e ampliou a discussão sobre a contradição entre o motivo da atividade anterior e o motivo da atividade nova que conduz à aprendizagem por expansão.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657702
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