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Gramsci
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Palavras-chave

Intelectuais orgânicos
Escola unitária
Gramsci

Como Citar

COSTA, Aurea de Carvalho. Gramsci: o cruzamento da experiência individual com a análise da realidade histórica e da crítica à educação capitalista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021053, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659721. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo resulta de pesquisa empreendida para aprofundamento de estudos sobre a proposta de educação escolar de Antônio Gramsci como alternativa à escola capitalista em crise e tem o objetivo didático de contribuir para a compreensão das principais categorias educacionais gramscianas, explorando suas teorizações em conexão com o contexto em que ele as empreendeu, desde sua militância juvenil. Demonstramos que o desenvolvimento dos conceitos de educação omnilateral, intelectuais tradicionais e orgânicos, escola imediatamente interesseira, desinteressada e unitária, conhecimento enciclopédico e educação humanista e “humanista”, essenciais para a construção do programa educacional socialista, foram temas permanentes durante sua trajetória, desde seus escritos pré-carcerários.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659721
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