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O papel dos articuladores na configuração da revista “A Escola” (1906-1910)
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Palavras-chave

Revista Escola
Imprensa educacional
Editor-chefe

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; LEAL, Sandra do Rocio Ferreira. O papel dos articuladores na configuração da revista “A Escola” (1906-1910). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020056, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659799. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659799. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos articuladores que publicavam na revista “A Escola”. Esse periódico (1906-1910), fonte primária dessa investigação, será analisado na perspectiva da totalidade da história, pois é parte de um projeto maior denominado de Imprensa e Educação. A utilização do vocábulo “articuladores” deve-se ao fato de que não se pretende entrar na história dos intelectuais sobre os quais há diversos estudos.  A revista em foco é um periódico de cunho educacional que apresenta dois arranjos ideológicos: educação e imprensa. É por meio desses arranjos que se pretende concretizar o objetivo do artigo em tela, que é apresentar como se processa a construção da cidadania[i] no contexto do Paraná, por meio dos principais articuladores da revista educacional “A Escola”, na formação do professor. Os exemplares da Revista “A Escola” se encontram, atualmente, na Biblioteca Pública do Paraná (Divisão Estadual) e na Hemeroteca Digital do Rio de Janeiro (disponível em: bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital). A fonte primária é a revista “A Escola”.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659799
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Referências

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