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Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012)
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Palavras-chave

Políticas educacionais
Ensino médio
Juventude
UNESCO

Como Citar

GONÇALVES, Leonardo Dorneles; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012): ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8659809. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659809. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar as principais orientações políticas para o ensino médio no Brasil, no período de 1998 a 2012.  Apresenta-se o resultado de uma pesquisa exploratória, de análise crítica documental na qual foram selecionados quatro documentos, sendo dois oficiais do Ministério da Educação (MEC) e dois produzidos pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no período analisado. Enunciados dos documentos evidenciam as principais categorias políticas que foram consideradas como principais eixos da política delineada para o ensino médio nesse período. Os resultados denotam a comprovação de que os 14 anos, antecedentes à atual Reforma do Ensino Médio, Lei n.º 13.415/2017, foram prenúncios de um avanço empresarial e conservador na formação escolar da juventude brasileira.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659809
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