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A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924)
Créditos da imagem: Pixabay
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Palavras-chave

História da educação
Imprensa
Formação de professores
Fontes
Paraná

Como Citar

SILVA, José Ricardo Skolmovski da; SCHELBAUER, Analete Regina; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924): possibilidades interpretativas da história da educação por meio da imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8660008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660008. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como temática a imprensa pedagógica como fonte de pesquisa. Centramos nossa atenção por meio da seguinte investigação: Quais são as possibilidades que a imprensa pedagógica como fonte nos permite pesquisar a fim de elaborarmos possíveis interpretações da história da educação? Objetivamos investigar a revista O Ensino (PARANÁ, 1922-1924). Trata-se de uma publicação oficial da inspetoria geral do ensino no Paraná. A pesquisa situa-se no campo da história e historiografia da educação e corrobora os esforços empreendidos pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental baseado no materialismo histórico. Como resultados, evidenciamos a revista como um meio de comunicação utilizado pelo governo para direcionar a prática dos professores e para solucionar os problemas que impediam o avanço e desenvolvimento do capital. Dentre as temáticas predominantes, destacamos os métodos de ensino, saúde e higiene, nacionalização e história pátria/cívica, ensino moral, trabalho e progresso.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008
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