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Periódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação
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Palavras-chave

História da educação
RBHE
Bibliometria
Periódico especializado

Como Citar

COELHO, Monalisa Lopes dos Santos; PINTO, Andrea Carla Agnes e Silva; PAULA, Durval Saturnino Cardoso de; SOUZA, Sauloéber Tarsio de; SILVA, Éfer Aires da. Periódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação: a Revista Brasileira de História da Educação (2016-2019). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022054, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667990. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667990. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente texto se insere no campo da História da Educação, e tem como objetivo principal investigar, brevemente, a história da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), analisando suas especificidades. Com os objetivos específicos buscamos identificar os principais elementos estruturantes que caracterizam a revista no quadriênio (2016-2019) como o conselho editorial, a composição geral dos arquivos publicados, os recortes espaço-temporal e as temáticas dos artigos veiculados por ela. Em relação à metodologia desta pesquisa, além da pesquisa bibliográfica, realizamos entrevista com a, então, editora chefe do periódico e, utilizamos a técnica da bibliometria para análise dos dados coletados na RBHE, efetuando a tabulação das informações. No total examinamos 185 arquivos subdivididos em artigos, editoriais, entrevistas e resenhas, acessados no sítio virtual da revista. Reconhecemos que o perfil do corpo editorial no quadriênio (2016-2019) era o seguinte: por três anos seguidos (2017-2019), a maioria era composta por mulheres ocupando o cargo de editoras, consideramos que seus perfis estavam diretamente ligados à pesquisa no campo da História da Educação, e que todos os editores estavam qualificados profissional e academicamente pelos seus pares especializados nesta área. Nas análises dos 162 artigos científicos publicados, a maioria deles veiculou temáticas entrelaçadas com a perspectiva da História Cultural, o recorte temporal predominante se concentrou no século XX (67,7%), seguido pelo século XIX (25,6%), e o espaço geográfico hegemônico contemplado nestas pesquisas foi o território brasileiro (81,7%).

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667990
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