Banner Portal
v. 11 n. 43e: out. 2011 (n. esp.)
out. 2011 (n. esp.)

Número especial da Revista Histedbr organizado pelos grupos HISTED-PA e GEPHE  da UFPA, com a temática: “História da Educação da Amazônia”.

Editorial

Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo, José Claudinei Lombardi, Genylton Odilon Rego da Rocha, Letícia Pantoja, Maria de Fátima Matos de Souza
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639950
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639950

Artigos

Maria de Fatima Felix Rosar
5-27
Entre o passado e o presente: quais as perspectivas de educação para o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras empobrecidos em territórios da Amazônia maranhense?
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639951
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639951
Andréa Maria Lopes Dantas
28-41
O ‘vozear’ na mata e a modernidade anunciada: educação no território através dos jornais (1906-1930)
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639952
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639952
Maria José Aviz do Rosário
42-60
A influência do PCB na construção do ensino público primário de Belém do Pará de 1945 a 1964
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639953
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639953
Rafael Chambouleyron, Karl Heinz Arenz, Raimundo Moreira das Neves Neto
61-82
“Quem doutrine e ensine os filhos daqueles moradores”: a Companhia de Jesus, seus colégios e o ensino na Amazônia colonial
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639954
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639954
Clarice Nascimento de Melo
83-102
Sendas da escolarização feminina no Pará
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639955
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639955
Gleice Izaura da Costa Oliveira, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
103-123
Transformando menores orphãos ou abandonados em feitores do campo, pomicultores, horticultores, jardinocultores, abegões e profissionais práticos nos diversos offícios agrícolas: a criação do patronato agrícola no Pará republicano
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639956
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639956
Neila da Silva Reis
124-148
Políticas educacionais do campo: percurso preliminar
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639957
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639957
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
149-174
História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639958
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639958
Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza, Samara Avelino de Souza França
175-186
Colégio Nossa Senhora do Amparo: casa de oraçâo, educação e trabalho
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639959
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639959
Anselmo Alencar Colares
187-202
História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639960
Marta Coutinho Caetano
203-210
A memória na reconstrução da história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639961
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639961
Fernando Arthur de Freitas Neves
211-223
Instrução pública nos relatórios oficiais e na correspondência do império: bispo, asilo e ultramontanismo
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639962
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639962
Celita Maria Paes de Sousa
224-234
Casa das educandas ou recolhimento das educandas: instituição para meninas desvalidas no Pará, no século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639964
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639964
Ilda Estela Amaral de Oliveira, Sônia de Jesus Nunes Bertolo, Joyce Viviane da Silva Mescouto, Alga Cristi Vital Vilhena
235-246
A história da construção identitária de professores do ensino superior
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639965
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639965
Lídia Alves de Oliveira
247-255
A constituição histórica do curso de pedagogia da FACED/UFAM
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639966
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639966
Letícia Souto Pantoja
256-272
Representações acerca da escola pública e das práticas de escolarização nas obras literárias de Dalcidio Jurandir: tecendo análises para se compreender as relações de poder e de classes em Belém-PA
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639967
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639967
Maria de Fátima Matos de Sousa, Maria José Aviz do Rosário
273-285
A história da organização do ensino primário de Belém do Pará, 1937 a 1945: ações e limites
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639968
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639968

Documento

Histedbr Pará
286-332
Documentos da história da educação paraense
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639969
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639969

Resenha

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
333-338
Traços de compaixão e misericórdia na história do Pará: instituições para meninos e meninas desvalidas no século XIX até início do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639970
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639970

Resumo

Clarice Nascimento de Melo
339-339
Participação de mulheres na história da escola mista no Pará – 1870/1901
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639971
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639971

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639972
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639972