Banner Portal
v. 19 (2019): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Editorial

Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e019060
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8659270
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8659270

Artigos

Juan Carlos Rodríguez Cruz, Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra
e019001
Língua, linguagem e identidade cultural no contexto cubano
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653382
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653382
Diana Gonçalves Vidal, Maria Angela Borges Salvadori, Ana Luiza Jesus da Costa
e019002
Cultura e história da educação: diálogos com Michel de Certeau e E. P. Thompson
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652780
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652780
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Lígia Márcia Martins, Tiago Nicola Lavoura
e019003
Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380
Kevin Daniel Leyser, Adolfo Ramos Lamar
e019004
Filosofia latino-americana e o pragmatismo norte-americano: o pensamento de Vaz Ferreira
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652858
Carla Santos Cardoso, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, José Bittencourt da Silva
e019005
Educação integral e(m) tempo integral: possibilidades analíticas do processo histórico recente em Belém do Pará
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653415
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653415
Maria Izabel Lagoa
e019006
A ofensiva neoliberal e o pensamento reacionário-conservador na política educacional brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653195
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653195
Joana D'Arc Germano Hollerbach
e019007
Reformas educacionais e ensino médio na Ditadura Militar: colégios universitários e a crise dos excedentes
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8651635
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8651635
Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira
e019008
O trabalho pedagógico de professores no universo da educação infantil: a teoria crítica como possibilidade emancipatória do ensino
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652985
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652985
Danilo Arnaldo Briskievicz
e019009
Os ícones do poder disciplinar e a educação colonial brasileira a partir do Serro/MG, de 1759 a 1807
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652544
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652544
Yeda Strada Raab, Andreza Barbosa
e019010
Escola para quê? Reflexões sobre a função da escola pública estadual paulista
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653489
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653489
Pedro Henrique Prado da Silva
e019011
Pedro Baptista Matera: das agitações sindicais à fundação da Escola Operaria 1º de Maio
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653053
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653053
Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Maristela Aparecida Nunes
e019012
Crianças e brinquedos: uma relação inquestionável?
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653568
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653568
Jefferson Carriello do Carmo, Ivanilson Bezerra da Silva
e019013
O atualismo Gentiliano e a política de estado: fundamentos da reforma educacional de Giovanni Gentille
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653162
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653162
Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Márcia Spadetti Tuão da Costa
e019014
“Mais dóceis, mais limpos e mais alegres”: projetos para infância desvalida em Duque de Caxias (1955-1964)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653886
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653886
Rafael de Brito Vianna, Moacir Fernando Viegas
e019015
Possibilidades e limites do ensino médio politécnico no Estado no RS (2011-2014)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653355
Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho
e019016
Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654013
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654013
Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
e019017
Preservação da história da educação na região Oeste do Paraná: arquivos, fontes e instituições educacionais
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8651989
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8651989
Cláudio Wilson dos Santos, Leila Pio Mororó
e019018
O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil: dilemas, perspectivas e política de formação docente
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652339
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652339
André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza
e019019
A (re)invenção da boa mãe em um manual de puericultura no Brasil dos anos de 1930
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652696
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652696
Marco Antonio Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Daniela Azarias Ferreira da Silva, Fabricia de Cássia Grou Paula
e019020
Educação, civismo e religião durante a ditadura civil‐militar no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653423
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653423
Angela Maria Souza Martins
e019021
E. P. Thompson: cultura, história e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654010
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654010
Paloma Rezende de Oliveira, Nailda Marinho Costa
e019022
O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II: “o famoso concurso de química” (1926-1939)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654017
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654017
Alexandre Ribeiro Neto, Lincoln de Araújo Santos
e019023
Negros e os ninguéns: política e educação no pensamento social de Darcy Ribeiro
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654059
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654059
José Damiro Moraes
e019024
Escola nova e bolchevismo: episódios exemplares de um embate
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654016
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654016
Anderson dos Anjos Pereira Pena, Clarice Zientarski
e019025
Conhecimento e a sua socialização na educação escolar para a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: uma análise à luz da teoria histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653948
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653948
Magda de Abreu Vicente, Giana Lange do Amaral
e019026
O jornal católico A Palavra e os preceitos para a educação rural não formal na diocese de Pelotas-RS (décadas de 1940 e 1950)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653879
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653879
Fábio Luciano Oliveira Costa
e019027
Novas estratégias de gestão corporativa no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil : o caso da Estácio Participações S.A. (2007-2014)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654021
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654021
Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Maria das Dores Mendes Segundo, Ruth Maria de Paula Gonçalves, José Deribaldo Gomes dos Santos
e019028
O curso de pedagogia no Brasil sob o escopo do programa de Educação para Todos
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653369
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653369
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
e019029
A disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653743
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653743
Samira Fakhouri Baia, Lucília Regina de Souza Machado
e019030
Makarenko, pedagogo do extremo e da alegria de educar
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654460
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654460
Flávio Batista dos Santos, Marlene Rosa Cainelli
e019032
Educação histórica e temporalidade: campo e categoria do ensino e aprendizagem em história
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654355
Juliana da Silva Monteiro, Maria do Carmo Brazil
e019033
O estado do conhecimento de pesquisas sobre a história das instituições escolares denominadas patronatos de menores (2000-2018)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653759
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653759
Thaysa Segal Caseli, Jefferson da Costa Soares
e019034
As crianças negras da Casa de São José no Rio de Janeiro (1888-1916): relações raciais no debate sobre a educação
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653278
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653278
Alberto Damasceno, Luane Tomé
e019035
Ordem para as mulheres, progresso para os homens: a educação feminina na perspectiva de José Veríssimo
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654999
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654999
Ingrid Karla Cruz Biserra, Jean Carlo de Carvalho Costa
e019036
Jornal O Educador e as ideias renovadoras nas lições da professora primária Julita Ribeiro (1921-1922)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654885
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654885
Fabrícia Carla de Albuquerque Silva, Walter Matias Lima, Elione Maria Nogueira Diógenes, Flávia Maria de Albuquerque Silva Farias
e019037
A influência do humanismo na “boa educação” da mocidade brasileira: paradoxos dos ideais pombalinos
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654552
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654552
Saulo Carvalho
e019038
O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci: escola e formação intelectual-moral
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654858
Luana Santana Góis, Marivone Maria Ribeiro, Luzia Matos Mota
e019039
Educação para o mercado: ideário capitalista que conforma a educação profissional brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654528
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654528
Terciane Ângela Luchese, Cassiane Curtarelli Fernandes
e019040
Os momentos de formação docente no interior do grupo escolar Farroupilha/RS (1944-1949): “era um momento também onde a gente fazia um estudo das dificuldades, ou das ideias novas, modernas”
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654706
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654706
Carolina Yelicich
e019041
Treinamento para diretores de escolas em Córdoba, Argentina. Uma breve abordagem
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655200
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655200
Matheus Rufino Castro
e019042
A crise do capital e a luta de classes na educação: uma análise preliminar do ataque conservador ao Colégio Pedro II pelo Escola Sem Partido
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654511
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654511
Raquel de Almeida Moraes
e019043
Educação a distância no Brasil, Rússia e China: rumos para o desenvolvimento e a inovação
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654081
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654081
Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
e019044
Valorização profissional e feminização dos professores do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac/RS, entre 1901 e 1970
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654919
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654919
Célia Cristina Pereira da Silva Veiga, José dos Santos Souza
e019045
Pedagogia militar: do conceito a sua aplicação
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654942
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654942
Anderson de Carvalho Pereira
e019046
Memória discursiva em manuais de leitura de meados do século XX: utilitarismo e individualismo na arte de ler
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652665
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652665
Oresta López
e019047
Discurso patriarcal e ordem de gênero nos manuais para mulheres no final do século XIX e início do século XX no México
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654203
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654203
Magda Pischetola, João Paulo Leite Cabrera Pereira da Rosa
e019048
Tecnologias, mediação pedagógica e a partilha de sentidos no contexto escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652681
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652681
Márcia Luzia dos Santos, Marileia Maria da Silva, Paloma de Camillis Ernest
e019049
Prova Floripa: gestão por resultados e regulação do trabalho docente
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653831
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653831
Luiz Percival Leme Britto, Fabíola Ribeiro Farias
e019050
A verdade é uma só! a disputa política e ideológica na literatura infantojuvenil
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654927
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654927
Raimundo Solano Lira Pereira, Anselmo Alencar Colares
e019051
A biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654832
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654832
Talline Luara Moreira Melo Oliveira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
e019052
O plano municipal com vista ao atendimento do plano nacional: análise das perspectivas para a educação em tempo integral
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654934
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654934
Alberico Francisco do Nascimento
e019053
A rota da transregionalização, da transnacionalização e dos oligopólios educacionais na educação a distância no Maranhão
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655290
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655290
Hugo Leonardo Fonseca da Silva
e019054
Indivíduo e história: a questão da formação do sujeito histórico na teoria marxista
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655132
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655132
Janet Cian
e019055
A educação agrícola e o desenvolvimento da indústria de laticínios em Entre Ríos, Argentina (1896-1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655569
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655569
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
e019056
“Democratização” do ensino superior em tempos neoliberais: uma análise do processo de expansão e interiorização da UFMA a partir do REUNI
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655060
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655060
Clarice Nascimento de Melo, Ely Carlos Silva Santos
e019057
A história local ensinada na E.R.C. instituto Stella Maris, em Soure-PA (1973-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655635
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655635
Régis Henrique dos Reis Silva, Robson Machado, Ribamar Nogueira da Silva
e019058
Golpe de 2016 e a educação no Brasil: implicações nas políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655755
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655755
Cleide Carvalho Matos, Manuelle Espindola dos Reis
e019059
As reformas curriculares e a formação de professores: implicações para a docência
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654652
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654652

Resenha

Cristian Giacomoni
e019031
História oral e suas práticas em diferentes contextos educativos
https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652747
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652747

Pareceristas

Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e019061
Lista dos Pareceristas de 2019
PDF