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A "esportivização" da escola na sociedade do espetáculo: o caso dos jogos da primavera em Sergipe (1964-1995)
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Palavras-chave

Esporte. Jogos estudantis. Tradição. Espetáculo

Como Citar

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. A "esportivização" da escola na sociedade do espetáculo: o caso dos jogos da primavera em Sergipe (1964-1995). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 108–125, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639617. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639617. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Ao longo do século XX, marcado pelos signos do espetáculo, o esporte, como produçãohistórico-cultural da modernidade pautada na institucionalização de temas lúdicos dacultura corporal, foi apropriado como saber a ser escolarizado no âmbito dos projetoseducacionais modernos. Todavia, esse projeto de “escolarização do esporte” transmutou-seem projeto de "esportivização da escola” devido à confluência de um movimento históricointernacional que radicava uma cultura moderna, jovem e espetacular, reconstruindo astradições escolares aos moldes da sociedade do espetáculo. No Brasil, tal processo tevesuas peculiaridades regionais que, em Sergipe, foram materializadas nos Jogos daPrimavera, evento esportivo-educacional luminar do Estado no período de 1964 a 1995.Os Jogos tornaram-se a referência das concepções acerca de esporte e educação física emtodo o Estado. O objetivo deste trabalho é investigar como os Jogos da Primaveratornaram-se o epicentro da "esportivização da escola" ou a síntese educacional dasociedade do espetáculo: a contínua reconstrução das tradições ritualísticas esportivas emespetáculo, com a ênfase no caráter mercantil do esporte, inebriando o seio escolar com sualógica de produtividade e selecionamento.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639617
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