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Da cegueira à orfandade: a questão da cidadania nas políticas de alfabetização de jovens e adultos (1947 – 2002)
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Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos. Políticas de alfabetização/ cidadania. Ideologia

Como Citar

ALVARENGA, Marcia Soares de. Da cegueira à orfandade: a questão da cidadania nas políticas de alfabetização de jovens e adultos (1947 – 2002). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 200–215, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639650. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639650. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, as iniciativas que envolvem as políticas governamentais de alfabetização dejovens e adultos parecem confirmar, cada vez mais, a inexorável existência de sua conexãocom os modelos políticos e econômicos que foram e continuam sendo desenvolvidos nopaís, condicionando a questão da cidadania aos marcos ideológicos determinados por estesmodelos. As políticas governamentais de alfabetização, destinadas aos jovens e adultosexcluídos do processo de escolarização, são instruídas como "missões civilizatórias" que,transformadas em "campanhas", "cruzadas" ou "movimentos", tentam promover aerradicação da diferença entre a barbárie e a civilização; entre a não-cidadania e acidadania, conduzindo, pelo estandarte da alfabetização, a mensagem ideológica queatribui à ausência, à falta da leitura e da escrita a raiz fundante de tais diferenças. Aperspectiva de análise, adotada neste trabalho, assume como tarefa definir como acategoria cidadania vem sendo construída nas políticas oficiais de alfabetização de jovens eadultos, marcando-a com concepções e referenciais próprios do pensamento das classeshegemônicas no Brasil, produzindo a "ideologia do analfabetismo".
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639650
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