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Educação profissional e os ideais liberais presentes no pensamento educacional brasileiro
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Palavras-chave

História da educação. Educação profissional. Liberalismo. Escolas técnicas

Como Citar

STUTZ, Beatriz Lemos; LUCENA, Carlos Alberto. Educação profissional e os ideais liberais presentes no pensamento educacional brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 139–149, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38.8639695. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639695. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este texto aborda a história da educação profissional em nosso país e sua estreita relação com osprocessos produtivos e os ideais liberais presentes no pensamento educacional brasileiro. Adespeito da intensificação das reformas educacionais, a partir da primeira metade do século XX,permanecem ainda, na atualidade, marcas profundas do pensamento liberal nas decisões epráticas educacionais contemporâneas. O texto enfoca também a necessidade de descobrir-se overdadeiro papel das escolas profissionais do ensino médio e aponta a incapacidade da educaçãode, por si só, produzir mudanças na sociedade, como queriam crer os intelectuais do Manifestodos Pioneiros da Educação Nova.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639695
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