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Professora Marta Bezerra de Medeiros: a profissão docente na primeira metade do século XX (1915-1954)
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Palavras-chave

História de vida professoral. Profissão docente. Contexto histórico

Como Citar

CARVALHO, Maria Elizete Guimarães. Professora Marta Bezerra de Medeiros: a profissão docente na primeira metade do século XX (1915-1954). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 280–304, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640205. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640205. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a história de vida da Professora Marta Bezerra de Medeiros, a partir dos resultados do Projeto de Iniciação Científica denominado Professora Marta Bezerra de Medeiros: a profissão docente na primeira metade do século XX (1915 – 1954), desenvolvido no período de agosto/2011 a julho/2012, na Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para compreensão da profissão docente, para as questões que marcam a crise professoral atualmente, investigando a história de vida da Professora, sua ação pedagógica, sua postura no exercício professoral, assim como as relações profissionais, sociais, afetivas e culturais desenvolvidas na primeira metade do século XX. A metodologia trabalhou com os procedimentos da história oral articulados ao diálogo com fontes escritas e iconográficas. A pesquisa biográfica inseriu-se nesse contexto investigativo como instrumento elucidador, alicerçando o trabalho com os estudos de Passegi (2010), Delory-Momberger (2008), Esteve (1999), Nóvoa (1999), entre outros. A configuração do ser professora não ocorre de forma isolada de suas condições históricas. Nesse sentido, o trabalho da Professora Marta foi modelado pelas condições históricas de seu tempo, mas por outro lado ressignificou a prática professoral da sociedade ainda patriarcal e conservadora das primeiras décadas da República.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640205
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