Resumo
Neste trabalho desenvolveu-se uma análise sobre o êxodo rural e o papel que a educação tem para conter esse fato. Objetivou compreender a Educação do Campo e seus condicionantes, ou alterações em relação à sua função social, política e cultural. Inicialmente é analisado o êxodo rural e suas implicações na Educação do Campo no século XX. Em seguida, aborda se há entre as políticas públicas atuais para a Educação do Campo uma relação com o êxodo rural. Finalmente identifica a função social da Educação do Campo em relação ao êxodo rural. Resultante de uma pesquisa bibliográfica, a reflexão empreendida indicou que vivemos em uma sociedade do conhecimento baseada pela tecnologia que desenvolve e estimula a competição entre as pessoas. Nessa perspectiva, a educação desempenha um papel relevante na construção da sociedade embalada pela industrialização que retirou muitas pessoas do campo, no entanto, não tem por função conter o êxodo.Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. In: ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p.169 - 185.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação para quê? In: ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p.139 - 155.
APLLE, Michael Whitman. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1979.
BAREIRO, Edson. Políticas educacionais e escolas rurais no Paraná – 1930 - 2005. Maringá: UEM, 2007.
BEZERRA NETO, Luiz. Avanços e retrocessos na educação rural no Brasil. Campinas. 2003. Tese – UNICAMP.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: Secad/MEC, 2007. Cadernos Secad. V. 2.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a Educação do Campo alcançar as escolas no rural. UEFS. 2009. In: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT03-5106--Res.pdf. Acesso em 19-10-2010.
CRUZ, Noemia Saraiva de Matos. A educação rural nas zonas rurais comuns. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico da ABE, 1944.
DEL GROSSI, Mauro Eduardo; GRAZIANO DA SILVA, José; CAMPANHOLA, Clayton. O fim do Êxodo Rural? In: Espaço e Geografia (UnB), Brasília - DF, v. 4, n. 1, p. 01-12, 2001.
DEL GROSSI, Mauro Eduardo. Transformações no meio rural paranaense. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 1996, Aracaju - SE. Anais do XXXIV Congresso. Brasília - DF : SOBER - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 1996. v. 1. p. 51-70.
FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.
GODOY, Arilda. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.
JECA Tatu. Direção Milton Amaral. PAM filmes: São Paulo, 1959. 1 filme (1h 35min). Son. Preto e branco, 35 mm.
LOBATO, Monteiro. Jeca tatu. In. Mr. Slang e o Brasil e problema vital. São Paulo: Brasiliense, 1961. p 329-340.
NARRADORES de Javé. Direção Eliane Caffé. Dist. Rio Filmes, 2003. 1 filme (1h 40 min), son: color.
SOUSA, Moreira de. O professor primário das zonas rurais: formação, aperfeiçoamento, remuneração e assistência. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico da ABE, 1944.
TONETE, Maria de Lourdes Bassi Alves; LIMA. Maria das Graças. A Influência dos Movimentos Populacionais na Formação Econômica e Social do Município de Peabiru. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - artigo). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/272-4.pdf. Acesso em: 06/06/2011.
VIANA, Dulcie Kanitz Vicente. Haverá diferença entre os objetivos gerais da educação ministrada nos dois tipos de escola rural e urbana. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico da ABE, 1944.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.