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O lema “aprender a aprender” no ensino de literatura: precisas implicações no processo de formação humana
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Palavras-chave

Decadência ideológica. Pensamento pós-moderno. Arte literária. Pedagogia histórico-crítica. Ensino de literatura.

Como Citar

COSTA, Larissa Quachio. O lema “aprender a aprender” no ensino de literatura: precisas implicações no processo de formação humana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 940–967, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8645880. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645880. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O trabalho que ora se apresenta presta-se a traçar algumas reflexões acerca da influência do lema “Aprender a aprender” no campo do ensino da Língua Portuguesa e, portanto, de Literatura, e suas implicações para o processo de desenvolvimento humano. O artigo defende o argumento de que tal influência é um dos aspectos característicos das concepções pós-modernas, cuja origem deve ser averiguada nas primeiras manifestações do processo de decadência ideológica da burguesia, no século XIX.  Com base nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, também argumenta que as propostas de ensino pautadas nos princípios do pensamento pós-moderno preconizam a não socialização do saber objetivo e, assim, refletem os instrumentos ideológicos da classe dominante, cujo propósito é esvaziar a educação escolar destinada à maioria da população.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645880
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