Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

História da Educação - Editorial.

Como Citar

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina Martins. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 406–409, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8650642. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650642. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O número 72 da Revista Histedbr on line reitera o compromisso do periódico com a produção e difusão de conhecimentos científicos, em meio a um contexto de grave contingenciamento de recursos para educação e a ciência. São publicados 14 artigos, que abordam os seguintes temas da área educacional: fundamentos, história, política e formação de professores. Com destaque para dois artigos que trazem as ideias de Antonio Gramsci (1891-1937), um dos maiores marxistas do século XX, no ano em que lembramos dos oitenta anos de sua morte.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650642
PDF

Referências

COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos et al. A política de educação para o ensino médio no Brasil: reflexões sobre o plano de desenvolvimento da educação e o novo plano nacional de educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 678-698, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645860 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645860.

COSTA, Suenya do Nascimento; COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Carneiro da Cunha: análise da atuação política na província da Parahyba do norte (1874-1876). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 469-489, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645832 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645832.

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida. Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 662-677, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644283 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644283.

FILIPIM, Priscila Viviane de Souza; ROSSI, Ednéia Regina; RODRIGUES, Elaine. História da institucionalização da educação infantil: dos espaços de assistência à obrigatoriedade de ensino (1875-2013). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 605-620, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650411 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650411.

GERELUS, Sergio Henrique. A organização da instrução pública no Brasil: um estudo comparativo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 703-707, jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650456 >. Acesso em: 20 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650456.

IVASHITA, Simone Burioli; SCHELBAUER, Analete Regina. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1951 – 1953): representações sobre a escola rural. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 559-577, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650410 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650410.

KRONBAUER, Gláucia Andreza; NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Circo, educação e continuidade: a criação da escola nacional e a formação do artista no Brasil entre 1975-1984. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 578-604, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650407 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650407.

LOUREIRO, Bráulio. O ativismo de rappers e o “progresso intelectual de massa”: uma leitura gramsciana do rap no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 419-447, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645849 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645849.

MACHADO, Maria Cristina Gomes; MARTINELI, Laís Pacifico. A formação moral e cívica das crianças brasileiras na Primeira República pela prática da leitura de livros infantis: uma análise de contos pátrios (1904). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 511-533, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650408 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650408.

NERY, Vitor Sousa Cunha; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Imigração e educação na Província do Pará: instrução primária na colônia agricola de Benevides (1861-1881). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 490-510, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645851 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645851.

OLIVEIRA, Blenda Cavalcante de; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos institutos federais: uma construção histórica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 639-661, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645865 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645865.

OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; NETTO, Mario Borges; LUCENA, Carlos Alberto. A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 448-468, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650441 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650441.

RAGAZZINI, Dario. Sobre a antropologia de Antonio Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 410-418, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650402 >. Acesso em: 06 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650402.

RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Expansão e consolidação das escolas normais no Paraná: um olhar a partir do Norte pioneiro paranaense (1926-1971). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 534-558, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650405 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650405.

SILVA, Ligiane Aparecida da Silva. A escola primária na Primeira República: contribuições para a história e a historiografia da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 699-702, jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650455 >. Acesso em: 20 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650455.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621-638, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644682.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.