Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

História da Educação - Editorial

Como Citar

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina Martins. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1015–1018, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651654. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651654. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Encerrando as publicações de 2017, o número 74, da Revista Histedbr on-line, apresenta para o público mais uma edição com temáticas variadas da área da educação, com destaque mais uma vez aos cem anos da Revolução Russa, além de artigos que abordam diferentes períodos da história da educação, advindos da produção de pesquisadores de diferentes regiões e universidades do Brasil.

 
https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651654
PDF

Referências

CAMARGO, Carla Roseane de Sales; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. A reconstrução histórica do colégio colônia holandesa: uma instituição educacional da imigração holandesa em Arapoti-PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651242 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651242.

CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos; ALMEIDA, Maria Cleidiana Oliveira de; SILVEIRA, Camila Nunes Duarte. O catecismo das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645874 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645874.

CASTANHA, André Paulo. Os métodos de ensino no Brasil do século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651232 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651232.

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; RAMOS, Nathália Barros; SILVA, Kátia Augusta C. Pinheiro Cordeiro da. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645863 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645863.

DERISSO, José Luis; DUARTE, Rita de Cássia. Crítica ao ideário neoliberal na educação: precarização e descaracterização da escola pública paulista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651218 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651218.

GRACINO, Eliza Ribas. O paradoxo da escolarização do negro no século XIX: a necessidade de mão de obra qualificada versus os interesses da elite. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651244 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651244.

KRUK, Fabio. Educação de imigrantes poloneses e a atuação das irmãs da caridade em Irati-Paraná (1930-1938). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645437 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645437.

MALANCHEN, Julia. Sobre a escola “sem” partido. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651245 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651245.

MARIANO, André Luiz Sena. Os métodos de ensino, currículo e a profissionalização docente: quais relações?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645844 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645844.

MATOS, Neide da Silveira Duarte de; BARROCO, Sonia Mari Shima. A política de educação especial no Paraná: marcos históricos da sua constituição. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651228 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651228.

MORAES, Luana Aparecida; NADAL, Beatriz Gomes. Educação anarquista: contribuições para a escola e uma educação autêntica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651241 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651241.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchack. A revista “A Escola” e o primeiro congresso de professores públicos do Paraná (1910): o princípio liberal de universalidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651219 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651219.

OLIVEIRA, Glenda Felix; SANTOS, João Diogenes Ferreira dos. A construção da memória: o trabalho como a “melhor escola” para a criança. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645861 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645861.

ORSO, Paulino José. Um centenário da Revolução Russa (1917–2017) e a burguesia revela seu lado perverso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651229 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651229.

RIBEIRO, Álvaro Nonato Franco; SIQUELLI, Sônia Aparecida. Práticas do ensino de história medieval: conhecendo as mentalidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645888 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645888.

SILVA, Régis Henrique dos Reis et al. Lista dos Pareceristas de 2017. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651673 >. Acesso em: 16 fev. 2018.

TORRES, Carla Michele Ramos. Educação e emancipação em Karl Marx e Theodor Adorno. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, dez. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645854 >. Acesso em: 08 fev. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645854.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.