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Neoliberalismo e políticas de educação especial
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Palavras-chave

Políticas de educação inclusiva
Educação especial
Governos do PT
Neoliberalismo

Como Citar

BORGES, Kamylla Pereira. Neoliberalismo e políticas de educação especial: disputas e articulações. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022003, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8659855. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659855. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As políticas de educação inclusiva são marcadas por embates entre diferentes projetos de sociedade. Este artigo tem como objetivo geral compreender a relação entre os princípios neoliberais e as políticas de educação especial inclusiva dos Governos do Partido dos Trabalhadores (PT): Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e analítico. A coleta de dados se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise documental. Após a análise, concluímos que tanto os recursos para financiamento quanto as matrículas de alunos com necessidades educacionais específicas aumentaram, mas a lógica neoliberal se manteve. Isso pode ser visto na manutenção do financiamento público às instituições assistenciais privadas, na terceirização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) via parcerias público-privadas e na definição da educação como um serviço em vez de um direito.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659855
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