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A UFPR no contexto da instituição do ensino superior no Brasil, a partir do século XX
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Palavras-chave

Universidade do Paraná
Reforma Rivadávia Corrêa
Ensino superior
História da educação

Como Citar

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; SEABRA, Michelle Ariane de Lima; SILVA, Gabriel Fernandes da. A UFPR no contexto da instituição do ensino superior no Brasil, a partir do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022033, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8668297. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668297. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo descreve a trajetória do ensino superior no Brasil, a partir do processo histórico paranaense, principalmente sob a perspectiva do surgimento da Universidade do Paraná, no início do século XX. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que adotou como referencial teórico Wachowicz (1983), para o estudo da retomada histórica da fundação da Universidade do Paraná, Almeida Junior (1953), Cunha (2007), Cury (2019), Miguel (2017) e Saviani (2011) para o exame da trajetória do ensino superior durante o século XX. Como objetivos, buscou-se levantar o histórico do ensino superior, segundo a experiência paranaense, assim como sistematizar a evolução deste ramo de ensino, durante o século XX, conforme a legislação nacional pertinente e o referencial teórico adotado neste estudo. Como resultado, identificou-se que o surgimento e consolidação da Universidade do Paraná foi devido ao desenvolvimento econômico regional, proporcionado pelo cultivo da erva-mate e da extração da madeira, aos desdobramentos da Reforma Rivadávia Corrêa e da Reforma Carlos Maximiliano e, principalmente, aos esforços dos seus fundadores Vitor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo. Além disso, constatou-se que o movimento pela privatização do ensino superior, promovido pela Reforma Rivadávia Corrêa, prevaleceu ao longo do tempo, sendo reproduzido nas legislações que a sucedeu.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668297
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