Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Idéias é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP com periodicidade semestral, composto por artigos inéditos, de reconhecido mérito científico, no âmbito das disciplinas Antropologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia, História e Sociologia.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha(s)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As avaliações seguirão as éticas de avaliação duplo-cega.

Os textos submetidos serão enviados anonimamente a dois pareceristas, especialistas no tema, para avaliação criteriosa de sua qualidade. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro especialista.

Cabe ao Comitê Editorial da Idéias, responsável pelo número específico da revista, a aprovação final de um artigo para publicação que tenha sido aprovado condicionalmente no processo duplo-cego. Cabe também ao Comitê Editorial o direito de fazer pequenas modificações no texto final, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista, que seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os autores comprometem-se a não enviar um artigo em avaliação a outras revistas por, pelo menos, cinco meses após o aceite da submissão. A desistência da submissão após este prazo deve ser registrada com notificação ao editor da revista.

O aceite da submissão de um manuscrito depende da avaliação do cumprimento dos requisitos de formatação e, principalmente, de uma análise inicial do Comitê Editorial sobre a aderência do manuscrito ao escopo da revista.

 

Periodicidade

A Idéias tem a periodicidade Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais.... A revista Ideias faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana [IBICT].

 

Equipe / Staff

Universidade Estadual de Campinas
Reitor
Marcelo Knobel

Coordenadora Geral da Universidade
Teresa Dib Zambon Atvars

Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Alvaro Gabriel Bianchi Mendez

Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Roberto Luiz do Carmo

Editores Científicos
Jesus José Ranieri
Roberto Luiz do Carmo
Wagner de Melo Romão

Apoio Técnico
Igor Santiago

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

 

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447

 

Indexadores / Indexing

   
   
   
   
   

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de métricas

  • Catálogo Acervus (UNICAMP
  • WorldCat (OCLC)

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A publicação Idéias é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

Idéias, publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, ISSN eletrônico 2179-5525 e ISSN impresso 0104-7876, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Idéias. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

 

Nota sobre o nome da Revista

A Equipe Editorial da Idéias optou pela manutenção da forma antiga da grafia da palavra (com acento agudo na letra “e” – Idéias – ao invés de “Ideias”, sem acento, atualmente adotado na convenção internacional entre países de língua portuguesa). A justificativa para manter a forma antiga é conservar a identidade visual deste periódico tendo por base a liberdade que nomes próprios têm de não seguir acordos ortográficos (ex. Bahia, Theatro Municipal de São Paulo, Jornal do Commercio, etc.).

 

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Idéias, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.