Vulnerabilidade e (Sub)Cidadania na sociedade brasileira – Entrevista com Lúcio Kowarick

  • Thiago Aparecido Trindade Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Caroli Tiraboschi Ferro Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Sociedade brasileira.

Resumo

Autor do livro “Viver em Risco” (2009), obra vencedora do Prêmio Jabuti em 2010 na categoria de Ciências Humanas, Lúcio Kowarick é, indubitavelmente, um dos intelectuais brasileiros mais importantes da atualidade. Mestre em Ciências Sociais pela Diplôme D’études Approfondies (Paris) e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Kowarick foi um autor de destaque no acalorado debate sobre marginalidade e dependência no decorrer da década de 1970, ao lado de intelectuais como Fernando Henrique Cardoso, Rui Mauro Marini, Francisco de Oliveira, Paul Singer, dentre outros. Sua contribuição mais decisiva no campo acadêmico certamente foi na perspectiva do “urbano”, numa época em que o terreno teórico sobre urbanização, pobreza e exclusão social ainda estava sendo desbravado no Brasil e na América Latina. Publicado originalmente em 1979, o livro “A Espoliação Urbana” avançou de forma considerável no debate sobre as precárias condições de vida das classes trabalhadoras nas grandes cidades do capitalismo periférico. Ao longo de sua obra, dedicou atenção também à análise dos movimentos sociais e os desafios inerentes à ação coletiva, com o foco sempre voltado para as mobilizações populares que lutam por melhores condições de vida no espaço de moradia. Por estas e por muitas outras razões, Kowarick pode ser considerado um dos grandes especialistas no tema da (Sub)Cidadania no contexto intelectual da América Latina. Na sala de reuniões do Departamento de Ciência Política da USP, Lúcio Kowarick nos concedeu a entrevista reproduzida abaixo, que, apesar de breve, traz pontos de grande relevância teórica e política para a compreensão da problemática relacionada à cidadania na sociedade brasileira atual. Nossos agradecimentos ao Professor Lúcio, que desde o momento em que recebeu nosso convite se mostrou muito disposto e interessado em contribuir para a presente edição da Idéias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Aparecido Trindade, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP.
Maria Caroli Tiraboschi Ferro, Universidade Estadual de Campinas
Mestre em Ciência Política e Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) – Argentina. Ambos os entrevistadores são membros do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) da UNICAMP, coordenado pela Profa. Dra. Luciana Tatagiba.
Publicado
2013-09-19
Como Citar
Trindade, T. A., & Ferro, M. C. T. (2013). Vulnerabilidade e (Sub)Cidadania na sociedade brasileira – Entrevista com Lúcio Kowarick. Idéias, 2(2), 237-252. https://doi.org/10.20396/ideias.v2i2.8649325

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)