Dialética do recomeço: Mendelssohn e a refundação moderna da metafísica como história da filosofia
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Como Citar

Mascarenhas Nolasco, F. (2021). Dialética do recomeço: Mendelssohn e a refundação moderna da metafísica como história da filosofia. Kant E-Prints, 15(3), 244–285. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672354

Resumo

Este ensaio busca oferecer uma coleção de materiais historiográficos, em sua maior parte traduzidos do alemão, a bem da contextualização mais detalhada do papel de Moisés Mendelssohn no debate filosófico alemão da segunda metade do XVIII, em especial no que concerne à provável influência de suas reflexões em Kant e Hegel. Inicio com (1) a consideração das novidades trazidas à tona por M. Serres no que concerne à interpretação de Leibniz, e o faço com o intuito de introduzir em sentido amplo a problemática da característica universal, que servirá de fio condutor neste percurso. Tal introdução me permite definir (2) alguns dos termos mediante os quais observaremos o debate entre Kant e Mendelssohn, a começar com a análise (3, 4) de alguns aspectos do concurso sobre a cientificidade da metafísica proposto pela Academia de Ciências da Prússia em 1762, e em seguida com a observação (5, 6), mesmo que sumária, de alguns outros momentos importantes do contato entre ambos os filósofos. Meu objetivo é ilustrar a posição mendelssohniana, mesmo que de maneira introdutória, no intuito de se lançar alguma luz sobre seu projeto crítico de impor limites à razão teórica da matemática clássica e à razão prática da mística cabalística – diapasão em que se exercita a mágica e o fascínio do ideário da característica universal – o que promete, por sua vez, iluminar tanto alguns aspectos fundamentais do projeto da Crítica da Razão Pura de Kant quanto da Ciência da Lógica de Hegel. À guisa de conclusão (7) relatarei, mesmo que de maneira episódica e sumária, aspectos da querela do panteísmo e indicaremos brevemente como Kant e Hegel, de maneiras opostas, a ela reagiram.

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Copyright (c) 2020 Fábio Mascarenhas Nolasco

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