Kant e o dever de veracidade: contraste e comparação entre o "Opúsculo" e as "Lições de Ética" Paul Menzer
PDF (Português (Brasil))

Keywords

dever de veracidade
mentira necessária
dever de virtude

How to Cite

Feldhaus, C. (2018). Kant e o dever de veracidade: contraste e comparação entre o "Opúsculo" e as "Lições de Ética" Paul Menzer. Kant E-Prints, 13(2), 6–17. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672409

Abstract

Este estudo busca examinar a posição de Immanuel Kant a respeito do dever de veracidade no opúsculo Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade mostrando suas especificidades e até mesmo alguns lapsos do filósofo na construção do exemplo discutido, uma vez que o exemplo deveria ser um caso de um dever claramente jurídico. Além disso, este estudo reconstrói os principais momentos das Lições de Ética (versão de Paul Menzer) em que o problema do dever de não mentir surge, em especial o que Kant chama de mentira necessária, que poderia ser considerado uma exceção ao dever de veracidade das declarações, o que parece contrariar a concepção do opúsculo e de A Metafísica dos Costumes. Este estudo procura mostrar que, apesar de uma posição aparentemente mais favorável à mentira nas Lições de Ética (Menzer), a permissibilidade da mentira se torna duvidosa, para não dizer quase inexistente.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Download data is not yet available.