Da causalidade segundo a natureza às pretensões dialéticas da razão para além da natureza
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

causalidade
natureza
dialética da razão
aparência ilusória
Kant

Cómo citar

Vorpagel da Silva, L. (2018). Da causalidade segundo a natureza às pretensões dialéticas da razão para além da natureza. Kant E-Prints, 12(2), 236–248. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672422

Resumen

Na Crítica da razão pura, Kant discute os limites da experiência possível em relação à obsessão de grandeza da razão pura, onde é possível verificar o conceito de causalidade sob duas óticas: desde a perspectiva da natureza, enquanto conceito restringido ao uso empírico, segundo os limites da sensibilidade, em que determina a relação de causa e efeito dos fenômenos; e desde o ponto de vista dialético-transcendental, quando a razão retira aquele conceito do seu uso imanente para transcendê-lo e determinar o incondicionado e, portanto, forjar conceitos sem qualquer correspondência empírica, dando origem às ideias. Este artigo se propõe investigar esta problemática.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.