Kant e a analogia teleológica nos primórdios da biologia
PDF

Palavras-chave

Analogia
Teleologia
Biologia
Criticismo
Kant

Como Citar

Beckenkamp, J. (2013). Kant e a analogia teleológica nos primórdios da biologia. Kant E-Prints, 8(1), 40–70. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672478

Resumo

Este artigo dá continuidade a uma pesquisa voltada para a função da analogia e da simbolização na filosofia crítica kantiana, aplicando resultados expostos em artigo sobre os procedimentos analógicos publicado anteriormente em Kant e-Prints. O principal objetivo do presente artigo é esclarecer como comparece a analogia no pensamento teleológico voltado para a natureza. Tendo sido identificados três âmbitos distintos do pensamento teleológico propriamente dito, são eles analisados em três seções, cobrindo a analogia como recurso metodológico subjacente à sustentação de uma finalidade formal subjetiva da natureza na consideração de sua unidade sistemática em geral, além da analogia subjacente à representação de uma teleologia objetiva e material na investigação tanto da adequação das espécies quanto de seres organizados como fins naturais.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.