Politik und Geschichstphilosophie bei Kant
PDF

Palavras-chave

História
Natureza
Ideia
Entusiasmo
República

Como Citar

R. Aramayo, R. (2013). Politik und Geschichstphilosophie bei Kant. Kant E-Prints, 8(1), 1–24. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672480

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar que a historia da filosofia política em Kant é o exercício de um historiador filosófico da política, visto que essa história é organizada por uma ideia da razão. Assim, ela não é simplesmente uma narrativa fundada em acontecimentos históricos, ao contrário, é a organização de tais fatos ordenados por um fio condutor, que numa visão panorâmica da produção kantiana foi chamado de propósito da natureza, providência ou destino e de fio condutor. A apresentação da ideia da razão que organiza a história da política será apresentada em ordem cronológica da produção kantiana, assim demonstrando as diferentes ideias da razão que organizam a narrativa história política do gênero humano e como tal ideia organizadora era um propósito da natureza e tornou-se um tipo de entusiasmo republicano. Por fim, evidenciando que tais mudanças da ideia organizadora da história do gênero humana não implicam em contradições no alinhamento delas, pelo contrário, sinalizam para tal história como um esboço de uma história da filosofia política.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.