A revolução copernicana de Kant enquanto contraponto ao materialismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

materialismo
apriorismo
método
organização físico-psíquica

How to Cite

César Scherer, F. (2017). A revolução copernicana de Kant enquanto contraponto ao materialismo. Kant E-Prints, 11(2), 1–16. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672523

Abstract

Será objeto deste artigo a retomada do ponto de partida do pensamento crítico de Kant, realizada pelo neokantiano Friedrich Albert Lange, enquanto âncora para a crítica ao materialismo alemão da segunda metade do século XIX. Iniciarei o artigo com algumas considerações sobre Lange como teórico do conhecimento e sua recepção entre os filósofos alemães; em seguida, tratarei do materialismo e dos fundamentos da revolução copernicana operada por Kant; por fim, abordarei a natureza dos princípios da matemática em contraposição à concepção materialista de conhecimento. As segunda e terceira etapas são inerentes à problemática proposta. A primeira etapa visa cumprir a função de contextualizar Lange ao leitor, posto que, após a subida do nazismo alemão ao poder e a Segunda Guerra Mundial, ele deixou de ocupar uma posição notável entre os pesquisadores europeus de filosofia, sendo atualmente pouco citado.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Download data is not yet available.