O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Dialética Transcendental
Analítica
Doutrina do Método

How to Cite

César Yanzer Portela, L. (2015). O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura". Kant E-Prints, 10(2), 66–76. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672534

Abstract

O artigo visa, em um primeiro momento, demonstrar que é possível identificarmos na Crítica da Razão Pura pelo menos dois critérios que delimitam o que pertence ao âmbito de investigação da filosofia transcendental. Estes dois critérios, quando inter-relacionados e aplicados, permitem incluir ou excluir um âmbito de investigação da filosofia transcendental. Na sequência mostraremos que em estabelecendo tais critérios, Kant parece restringir o âmbito de investigação pertinente à filosofia transcendental somente às investigações pertencentes à Estética Transcendental e à Analítica Transcendental, o que implica na exclusão da investigação feita na Dialética Transcendental e na Doutrina Transcendental do Método. Feito isso, sustentaremos que tal não é o caso. No que se refere à legitimidade do qualificativo "transcendental" à Dialética, sustentaremos que Kant atribui um sentido ao termo "transcendental" na Dialética que, apesar de não recobrir exatamente o sentido próprio da mesma expressão utilizada na Estética Transcendental e na Analítica Transcendental, possui um sentido derivado que justifica seu uso legítimo.  Quanto à legitimidade da atribuição do qualificativo "transcendental" à Doutrina do Método, sustentaremos que esta pode legitimamente ser denominada "transcendental" porque assume os resultados adquiridos pelo conhecimento transcendental expostos na Doutrina Transcendental dos Elementos e a eles se refere ao projetar o futuro sistema da razão pura.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Download data is not yet available.