Da metafísica transcendental à ideia teórica de Deus na "Crítica da razão pura" de Kant
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Metafísica
Deus
Kant

How to Cite

Edmar Lima Filho, J. (2015). Da metafísica transcendental à ideia teórica de Deus na "Crítica da razão pura" de Kant. Kant E-Prints, 10(2), 24–37. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672537

Abstract

Este artigo defende a tese de que a passagem da metafísica dogmática à transcendental pela Crítica da razão pura de Kant, paralela à necessidade de delinear os contornos dos limites epistêmicos do sujeito cognoscente, faz que a própria filosofia transcendental possa ser compreendida como certa metafísica pós-metafísica. Esta mudança metodológica é o que permite a Kant tematizar a ideia de Deus como uma máxima lógica exigida pela constituição interna da subjetividade transcendental; o argumento não é suficiente para garantir seja uma prova da existência de Deus, seja do contrário, mas certamente estabelece esta ideia da razão como condição metafísica ineliminável de todo o conhecimento possível.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Download data is not yet available.