Introspection and self-knowledge in Kant
PDF

Palavras-chave

Kant
Cartesian Self-knowledge
HOT Theory of Consciousnes
Unity of Consciousness
Paralogisms

Como Citar

Stepanenko, P. (2011). Introspection and self-knowledge in Kant. Kant E-Prints, 6(1), 1–11. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672578

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer uma reconstrução da objeção de Kant contra o Cartesianismo em relação ao auto-conhecimento usando uma teoria da introspecção HOT. Depois de expor brevemente a crítica de Kant do auto-conhecimento cartesiano como conhecimento de mim mesmo como um indivíduo, me concentro em interpretar a afirmação kantiana de que Descartes confunde a intuição do ser com a unidade da consciência quando ele supõe que não tem qualquer conhecimento de objetos externos. Argumento que essa unidade da consciência não pode ser a unidade de nossas experiências, porque, de acordo com Kant, esta unidade pressupõe conhecimento de nossas experiências, a qual também  pressupõe  conhecimento de seus objetos. Esta unidade pode somente equivaler a unidade de nossos pensamentos que acompanham nossa experiência.

 

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.