O homem de gosto e o egoísta lógico. Uma introdução crítica à estética de Kant, de Arthur Grupillo
PDF

Palavras-chave

Kant
Estética
Crítica da Razão

Como Citar

da Silva Oliveira, L. F. (2023). O homem de gosto e o egoísta lógico. Uma introdução crítica à estética de Kant, de Arthur Grupillo. Kant E-Prints, 18(00), 27–34. https://doi.org/10.20396/kant.v18i00.8673523

Resumo

Através do §9 da Crítica da faculdade de julgar (CFJ), por exemplo, Kant pressupõe a comunicabilidade universal do conhecimento e disso se segue a afirmação do jogo livre de suas faculdades, uma espécie de conformidade do estado mental da cognição, ou seja, um ajuizamento subjetivo, então universal, com a representação pela qual o objeto é dado. Isso aponta, em outras palavras, para a pressuposição de que do compartilhamento das mesmas condições do conhecimento, se segue as mesmas condições do juízo estético. As razões para duvidarmos dessa transição estão, em sua maioria, demonstradas com rigor a partir do presente trabalho de Arthur Grupillo, concebido originalmente como sua dissertação de mestrado pela UFMG, defendida no ano de 2006. Seu título, O homem de gosto e o egoísta lógico, vai ao cerne da questão ao trazer o arquétipo das duas figuras que mobilizam a verificação de até que ponto o arcabouço da filosofia crítica não enclausura os ajuizamentos do homem de gosto dentro dos mesmos estritos limites da reflexão do egoísta lógico, para quem conclusões formais são suficientes na verificação de suas proposições.

https://doi.org/10.20396/kant.v18i00.8673523
PDF

Referências

KANT, I. (1922). Kritik der Urteilskraft. In I. KANT, Immanuel Kants Werke V. Verlegt bei Bruno Cassirer.

KANT, I. (1995). Crítica da Faculdade do juízo (V. Rohden e A. Marques, Trad.). Forense Universitária.

MENDELSSOHN, M. (1974). Morgenstunden oder Vorlesung über das Daseyn Gottes. In M. Mendelssohn, Gesammelte Schriften, Bd. III, 2: Schriften zur Philosophie und Ästhetik. Frommann-Holzboog.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Luiz Filipe da Silva Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.