Semântica transcendental: juízo histórico e elementos formais
PDF (Português (Brasil))

Keywords

semântica transcendental
Loparic
Kant
juízo sintético a priori

How to Cite

Soares Veiga, I. (2014). Semântica transcendental: juízo histórico e elementos formais. Kant E-Prints, 9(1), 85–99. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672496

Abstract

Este estudo visa tratar da filosofia de Kant, através da proposta de uma semântica transcendental. Essa semântica transcendental perpassa os diferentes âmbitos tratados por Kant: o teórico-crítico, prático e prático-histórico. Diante desse contexto, o nosso objetivo se divide em duas etapas: (a) expor uma apresentação sintética da semântica transcendental e centralizá-la no tema do juízo histórico sintético a priori; (b) apresentar elementos formais (matemáticos e semânticos) que permitam uma exposição alternativa da tarefa da semântica transcendental de unir o âmbito teórico e pratico da razão pura. O resultado alcançado é que tal perspectiva formalizada é possível e ocorre sem perda de conteúdo e profundidade, no que diz respeito ao propósito de Kant.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Download data is not yet available.