Anthropologie transscendentalis: uma reorientação da teoria dos juízos em Kant
PDF (Português (Brasil))

Keywords

executor
operações judicativas
antropologia transcendental
natureza humana
autoconhecimento

How to Cite

Vanderlei Costa da Conceição, J. (2014). Anthropologie transscendentalis: uma reorientação da teoria dos juízos em Kant. Kant E-Prints, 8(2), 131–149. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672617

Abstract

Na reflexão 903, Kant defendeu que a antropologia transcendental possibilita um tipo de autoconhecimento das operações do entendimento e da razão. Este ensaio objetiva apresentar a hipótese interpretativa do autoconhecimento das operações do entendimento e da razão como a investigação de que e de como formas discursivas a priori são aplicáveis aos conteúdos intuitivos. Deste modo, a reflexão 903 sinaliza para uma reorientação da teoria dos juízos kantiana em torno de uma ideia de natureza humana, na medida em que tal deve ser investigada a partir da sua capacidade de exequibilidade de proposições sintéticas a priori. Por fim, a reorientação da teoria dos juízos kantiana em torno de uma natureza humana implica em interpretá-la como o executor de operações judicativas e não meramente como um produto biológico.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Download data is not yet available.