Hobbes, Kant, a paz universal e a guerra contra o Iraque
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Kersting, W. (2015). Hobbes, Kant, a paz universal e a guerra contra o Iraque. Kant E-Prints, 1–13. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672471

Resumen

De maneira diferente da filosofia política anterior e, igualmente diferente da filosofia política posterior a ela, a filosofia do estado dos séculos XVII e XVIII era exclusivamente uma filosofia da paz. Exeundum e statu naturali – sair do estado natural era o centro do seu interesse; a paz era sua estrela-guia, toda a sua atenção dedicou-se à investigação de sua origem e de suas causas. Mas a filosofia da paz do séc. XVII interpretou–a de maneira ainda diferente da filosofia da paz no séc. XVIII. Mesmo sendo o status naturalis a ser superado, para Hobbes, e, para Kant, um estado de guerra, a interpretação diferente conduziu os dois filósofos à diferença na compreensão da ordem de paz que superasse esse status naturalis.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.