As doenças da cabeça e um breve histórico do conceito de sensação em "Ensaio sobre as doenças da cabeça" de Kant
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Der Arzt
Unzet
Kant
sensação
doenças da cabeça

Cómo citar

Vanderlei Costa da Conceição, J. (2014). As doenças da cabeça e um breve histórico do conceito de sensação em "Ensaio sobre as doenças da cabeça" de Kant. Kant E-Prints, 9(1), 100–118. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672495

Resumen

Este artigo evidenciará a influência do semanário Der Arzt de Unzer na elaboração da noção de doença da cabeça no Ensaio sobre as doenças da cabeça de Kant. O semanário Der Arzt era uma revista de divulgação científica médica alemã, que fora publicada de 1759 até 1764. Especialmente nos números 150, 151 e 152, Unzer defendera a tese de que as doenças da cabeça eram causadas por distúrbios somáticos, por isso suas causas não eram nem lógicas e nem resultavam do modo de funcionamento da razão, mas dos processos digestivos e os erros judicativos eram efeitos desses processos. Por conseguinte, demonstraremos a influência dos semanários de Unzer na elaboração da noção de doenças da cabeça na obra kantiana na medida em que os problemas judicativos classificados por Kant na onomástica das doenças da cabeça não são originados pelo próprio funcionamento da razão, ao invés disso, são efeitos de problemas corpóreos.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.