A filosofia de Foucault como semântica transcendental-histórica
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Foucault
semântica transcendental-histórica
arqueologia-genealogia

Cómo citar

Piza, S. (2015). A filosofia de Foucault como semântica transcendental-histórica. Kant E-Prints, 10(1), 20–48. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672543

Resumen

Foucault afirma que se insere em uma tradição filosófica é a kantiana. Partindo dessa afirmação e entendendo que a Filosofia de Kant é uma semântica transcendental, defenderemos nesse artigo que a Filosofia de Foucault também é uma semântica, no entanto, uma semântica transcendental-histórica. A investigação arqueológica se dá em campos semânticos-históricos e demarca o âmbito de abrangência de uma positividade e as condições de possibilidades do surgimento dos objetos. Foucault faz a demarcação a partir da constatação de que um campo discursivo não se caracteriza pelos objetos que estuda, mas pelas modalidades de enunciação, pelos conceitos ou pelas temáticas privilegiadas, isto é, pela maneira por meio da qual se formam seus objetos no interior de um dado domínio sujeito a regras.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.