Kant y la Biblia: principios kantianos de exégesis bíblica, de Andrés Lema-Hincapié
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Vanderlei Costa da Conceição, J. (2011). Kant y la Biblia: principios kantianos de exégesis bíblica, de Andrés Lema-Hincapié. Kant E-Prints, 6(1), 93–101. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672573

Resumen

Para Lema-Hincapié (Cf. 2006), na obra kantiana, mais especificamente no Conflito das  Faculdades, encontram-se seis princípios que norteiam a interpretação das passagens bíblicas. Esses princípios são divididos em três contextos, a saber, do Aufklärung, da doutrina luteranae pietista e do criticismo. Segundo o comentador, os princípios para a exegese Bíblica são: o princípio da pertinência moral, o princípio da antihistorialidade, o princípio da antiliteralidade, o princípio da imanência, o princípio da autonomia moral e o princípio da simbolização. Além desses princípios, também se pode identificar um sétimo princípio na obra de Kant, a saber, o princípio do exame público do texto sagrado.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.