Liberdade da Willkür e fraqueza da vontade em Kant
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Kant
fraqueza da vontade
liberdade
imputabilidade

Cómo citar

Feldhaus, C. (2014). Liberdade da Willkür e fraqueza da vontade em Kant. Kant E-Prints, 8(2), 77–84. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672621

Resumen

Esse artigo reconstrói e examina as principais tentativas de conciliar a concepção de liberdade moralmente neutral, que Kant apresenta em sua obra tardia, Die Religion innerhalb der Grenzen der blossen Vernunft, denominada por Henry Allison de tese da incorporação, com a fraqueza da vontade, o primeiro grau do mal moral no pensamento ético de Kant. Essa objeção foi primeiramente apresentada por Marcia Baron em seu artigo Freedom, Frailty, and Impurity. O estudo mostra que as principais tentativas de conciliar essa concepção de liberdade com o fenômento moral da fraqueza da vontade não são bem sucedidas, uma vez que, ou negam a existência da fraqueza da vontade ou são incoerentes com elementos centrais do pensamento ético de Kant. Por fim, o estudo sugere que uma solução alternativa ao problema tratado poderia ser mais bem sucedida se levasse em consideração a concepção de virtude que Kant desenvolve principalmente em sua última principal obra de filosofia prática, a saber, Die Metaphysik der Sitten.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.