Da causalidade segundo a natureza às pretensões dialéticas da razão para além da natureza
PDF

Palavras-chave

causalidade
natureza
dialética da razão
aparência ilusória
Kant

Como Citar

Vorpagel da Silva, L. (2018). Da causalidade segundo a natureza às pretensões dialéticas da razão para além da natureza. Kant E-Prints, 12(2), 236–248. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672422

Resumo

Na Crítica da razão pura, Kant discute os limites da experiência possível em relação à obsessão de grandeza da razão pura, onde é possível verificar o conceito de causalidade sob duas óticas: desde a perspectiva da natureza, enquanto conceito restringido ao uso empírico, segundo os limites da sensibilidade, em que determina a relação de causa e efeito dos fenômenos; e desde o ponto de vista dialético-transcendental, quando a razão retira aquele conceito do seu uso imanente para transcendê-lo e determinar o incondicionado e, portanto, forjar conceitos sem qualquer correspondência empírica, dando origem às ideias. Este artigo se propõe investigar esta problemática.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.