Kant, Foucault e a antropologia pragmática
PDF

Palavras-chave

Kant
Heidegger
Sartre
Foucault
Antropologia

Como Citar

Sardinha, D. (2012). Kant, Foucault e a antropologia pragmática. Kant E-Prints, 6(2), 43–58. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672486

Resumo

Neste texto analisamos a leitura que Foucault fez da antropologia kantiana no seu conjunto, isto é, para além da Antropologia de um ponto de vista pragmático (1798). As três teses foucaultianas mais importantes são, primeiro, a da fidelidade deste livro à obra crítica que o precedeu; segundo, a da necessidade de ler a Introdução da Lógica e o Opus postumum para penetrar aspetos essenciais da antropologia de Kant; terceiro, a da importância de retomar um certo gesto crítico (que Foucault identifica com Nietzsche), para desmistificar as pretensões do discurso antropológico pós-kantiano. Neste percurso, torna-se nítido o modo como Foucault se distingue tanto de Heidegger quanto de Sartre: se se opõe a este por via do anti-humanismo teórico, também se diferencia de Heidegger pela forma como se serve do Opus postumum, que Heidegger praticamente ignorou.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.