Banner Portal

Sobre o Periódico

Foco e Escopo

Escopo: Difundir a engenharia e a ciência aplicadas ao desenvolvimento territorial, por meio de artigos técnico-científicos que abordem valores locais de determinada região e, além disso, reconheçam esses valores como recursos para se atingir a resiliência e a sustentabilidade. São nossas metas:

  • Valorizar o trabalho (labor) e a inovação (engenho) resultantes da pesquisa acadêmica ou da experiência profissional.
  • Destacar processos produtivos ou culturais que integram sistemas hídricos e territoriais.
  • Promover a resiliência e a sustentabilidade desses processos e sistemas a partir da conservação do patrimônio e da paisagem visando o desenvolvimento local.
  • Disponibilizar conhecimentos específicos sobre planejamento urbano e rural, ordenamento do território e gestão das águas (sistema cidade-campo), gestão integrada de uma bacia hidrográfica, dos seus recursos hídricos e territoriais.

Objetivos: Publicar artigos de excelente qualidade, submetidos e acessados sem custos para autores e leitores, no idioma português, espanhol ou inglês, integrando as áreas da engenharia para o ordenamento territorial e o desenvolvimento local e regional sustentável.

Público-alvo:

Técnicos, cientistas e acadêmicos. Gestores e membros da administração pública, dirigentes de empresas e de organizações sociais, cidadãos, profissionais e pesquisadores das áreas de atuação da Labor & Engenho.

Áreas de atuação:

  • planejamento urbano e regional;
  • urbanismo e ordenamento territorial;
  • arquitetura e engenharia – urbana e rural;
  • patrimônio ambiental e paisagem cultural;
  • desenvolvimento local, resiliência e sustentabilidade;
  • mudanças climáticas aplicadas à agricultura, ambiente e áreas afins.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos Artigos encaminhados atende às seguintes condições:

  • Análise do artigo pelo software Turnitin para averiguação de semelhanças.
  • Pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial.
  • Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem às normas internacionalmente consagradas, utilizando a avaliação cega por pares para reforçar a impessoalidade, o rigor científico e a adequação editorial.
  • Os pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm, no final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares.
  • Na distribuição dos originais aos avaliadores, serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.
  • Não caberá recurso ao trabalho recusado.

Estrato Qualis-CAPES

 

Periodicidade

Labor & Engenho a partir do volume 13 de 2019, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Ou seja, não adotaremos mais fascículos, nem periodicidade. Publicaremos de forma contínua os artigos aprovados em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume.

Fontes de Apoio

Rede Conpadre - Conexão Paisagem, Patrimônio e Desenvolvimento Regional

Histórico do periódico

A revista Labor & Engenho foi lançada em 2007 em papel (ISSN1981-1152) e em formato eletrônico (ISSN 2176-8846). Todavia, a partir do segundo volume optou-se por manter apenas o formato eletrônico. De 2007 a 2009 a periodicidade da revista era anual. A partir de 2010, com a integração da revista à Rede Conpadre - Patrimônio Ambiental e Desenvolvimento Regional - (uma rede internacional de pesquisasdores das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, história e geografia), a revista Labor & Engenho passou a ter uma periodicidade trimestral. Em 2015 a revista Labor & Engenho entrou para o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Estadual de Campinas - PPEC-UNICAMP - o que lhe conferiu um novo impulso de qualidade e excelência em seus processos. Em 2019 a revista passou a adotar o sistema de publicação contínua.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447