Banner Portal
O caso da Fazenda Ermida em Jundiaí [SP]: contribuição do café na configuração da paisagem cultural
PDF

Palavras-chave

Arquitetura rural
Patrimônio
Paisagem cultural.

Como Citar

Argollo Ferrão, A. M. de, Valderrama, B. V. B., Mortati, D. M. de A. N., & Moraes, E. G. (2008). O caso da Fazenda Ermida em Jundiaí [SP]: contribuição do café na configuração da paisagem cultural. Labor E Engenho, 2(1), 52–61. https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.238

Resumo

Focamos este artigo nas transformações da paisagem rural e urbana a partir da produção cafeeira e seus aparatos, com o objetivo de analisar como a linha divisória entre o território rural e urbano vai se diluindo na medida em que o café coloca a necessidade de uma base urbana para seu desenvolvimento. Neste processo, o urbano, como modo de vida, vai caracterizando e introduzindo novos paradigmas no espaço rural, que podem ser observados na arquitetura e nos meios de produção. Como objeto de estudos foi selecionado a Fazenda Ermida, localizada em Jundiaí [SP], cuja arquitetura rural será caracterizada, com base nas edificações, no patrimônio cultural e nas paisagens existentes. A caracterização arquitetônica de uma porção territorial leva ao reconhecimento do patrimônio cultural, porventura existente, como um bem de significativo valor econômico e também educativo. Quando este patrimônio está integrado a uma estratégia voltada à valorização da memória e sua importância para a identidade das comunidades beneficiárias poderá contribuir para reflexão a respeito de alternativas de ocupação e apropriação do bem. A análise a que nos propomos está fundamentada na metodologia de abordagem de Argollo Ferrão (2004), que apresenta dois vetores, o cultural e o produtivo, registrando a arquitetura da produção com base no ciclo do café, e apresenta também a possibilidade de abordar o objeto de estudo em quatro níveis: regional; unidade de produção; edificações e maquinário; e por fim o nível agro ecológico.

https://doi.org/10.20396/lobore.v2i1.238
PDF

Referências

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura rural e o espaço não-urbano. Labor & Engenho: Patrimônio Cultural – Engenharia e Arquitetura. Campinas: CMU-Publicações – GEPCEA – UNICAMP Arte Escrita Editora, nº 1 – 2007. p. 89-108.

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura do café. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 296 p.

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Notas de aula da disciplina “Paisagem e Arquitetura Rural”. Disciplina do curso de Pósgraduação em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. FEC /UNICAMP. Campinas: primeiro semeste, 2007.

CENTRO DA MEMÓRIA DA ELETRICIDADE NO BRASIL. Memória da Eletricidade. Disponível em: http://www.eletrobras.gov.br, 2000. Acesso em jun., 2000.

DEAN, Warren. A industrialização de São Paulo – 1880-1945. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971.

DEVESCOVI, Regina C. Balieiro, URBANIZAÇÃO E ACUMULAÇÃO – um estudo sobre a cidade de São Carlos, Monografia 2, Arquivo de História Contemporânea – São Carlos: UFSCar, 1987. FPHESP. Exposição. Contando a História de uma Usina. Biografia de Eloy Chaves. Disponível em http://www.fphesp.org.br/corumbatai/expo_ambiental/expo_historica/eloy.htm. Acesso em 26 set., 2008.

FREITAS, Daici C. A. de, Os signos da modernidade nos cafezais. ECA / USP (Tese de Doutorado), São Paulo, 1994.

FREYRE, Gilberto. Casas de Residência no Brasil Patriarcal: em Torno de Testemunho de um Engenheiro-arquiteto Francês. In: Oh de Casa! (em torno da casa brasileira e de sua projeção sobre um tipo nacional de homem). Recife: Artenova / IJNPS, 1979.

FUNDAÇÃO ANTONIO-ANTONIETA CINTRA GORDINHO. Eloy Chaves. História. Disponível em

http://www.faacg.org.br/pag_eloy.html. Acesso em 25 set 2008.

FUNDAÇÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA ENERGIA DE SÃO PAULO. set., 2004. Disponível em: http://www.museudaenergia.org.br. Acesso em 08 set. 2004.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Vale do Paraíba: velhas fazendas. São Paulo: Edusp, s/d.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. O Palacete Paulistano e outras formas de morar da elite cafeeira: 1867-1918. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço – Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

MENEZES, Ulpiano Bezerra de. Patrimônio industrial e política cultural. 22 out., 1986. 1°Seminário Nacional de História e Energia. Vol II. CESP, 1986.

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo : Hucitec: Polis, 1984 [1949]. 392 p. il. (Geografia: Teoria e Realidade). Trad. [Ary França e Raul de Andrade e Silva].

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.