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Mapeamento geológico-geotécnico de uma obra de infraestrutura viária no Distrito Federal do Brasil
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Palavras-chave

Mapa geologico
geomorfológico
talude
classe de solo
pedologia

Como Citar

Paula, G. F. de, Teixeira, D. I. B., Levay, V. S., Gomes, A. dos S., & Silva, R. C. (2024). Mapeamento geológico-geotécnico de uma obra de infraestrutura viária no Distrito Federal do Brasil. Labor E Engenho, 18(00), e024017. https://doi.org/10.20396/labore.v18i00.8677948

Resumo

Obras em engenharia rodoviária necessitam de projetos detalhados, que levem em consideração as particularidades geológico-geotécnicas com uma caracterização quantitativa e qualitativa de todas as condicionantes relacionadas, objetivando otimizar os processos executivos com eficiência e economicidade. O mapa pedológico deveria constituir um dos primeiros recursos que o engenheiro geotécnico tem disponível para localizar a área e identificar os solos existentes na região da obra, a fim de subsidiar os projetos a serem realizados. Entretanto, na maioria das vezes, é desprezado na geotecnia. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo demonstrar a aplicação da utilização de mapas temáticos para execução de dois trechos de taludes de corte na obra denominada Ligação Torto-Colorado (LTC), no Distrito Federal. Para tanto, foram realizadas análises comparativas entre as informações existentes nos mapas e as características dos solos encontrados, interceptados e expostos pelas escavações realizadas para implantar os taludes. As análises realizadas corroboram para a importância do uso de mapas pedológicos associados a mapas geológicos para definição dos modelos geológico-geotécnicos, possibilitando elaboração de análises consistentes com as características dos materiais interceptados pela escavação, que variam de solos residuais jovem e maduro a rochas medianamente intemperizadas, cujos comportamentos são condicionados pelas formações e, dependendo do material, também da direção das faces de escavação.

https://doi.org/10.20396/labore.v18i00.8677948
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