Banner Portal
Da paneleira à bonequeira: vida econômica, espaço doméstico e técnica da cerâmica em transformação no Jequitinhonha
PDF

Palavras-chave

Jequitinhonha
Cerâmica
Arte figurativa
Comunidades rurais
Patrimônio rural
Desenvolvimento local.

Como Citar

Moreira, R. (2015). Da paneleira à bonequeira: vida econômica, espaço doméstico e técnica da cerâmica em transformação no Jequitinhonha. Labor E Engenho, 1(1), 77–88. https://doi.org/10.20396/lobore.v1i1.232

Resumo

Comunidades rurais caboclas conquistaram enormes extensões de terra no Brasil, preservando-se em algumas regiões, extinguindo-se em outras, seja em decorrência do avanço da grande economia envolvente, seja em virtude de dinâmicas internas. De certo, na constituição da técnica da cerâmica mais rudimentar existe um longo caminho de conhecimento inteligente e um conhecimento em transformação, na atualidade, em face dos novos desafios da arte figurativa. As comunidades de camponeses-ceramistas do vale do Jequitinhonha [Minas Gerais] sofrem com o progressivo abandono dos fogões a lenha e do vasilhame de barro, e sua gradual substituição, na cozinha sertaneja, por fôrmas, baixelas, panelas e fogões em metal, o que enseja a falência do ofício tradicional das paneleiras como também das bonequeiras da região, ou, quando não, sua transformação, concomitante à dos objetos que produz. É o que se pretende discutir neste Artigo.

https://doi.org/10.20396/lobore.v1i1.232
PDF

Referências

CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1998.

DIEGUES, Antônio Carlos Sant`Ana. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. São Paulo: Ática, 1983.

DOS SANTOS, Úrsula Alberheim. Uma comunidade teuto-brasileira. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1962.

DURHAN, Eunice R. A caminho da cidade. São Paulo: Perspectiva, 1973.

MOURA, Margarida Maria. Os deserdados da terra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

SHIRLEY, Robert W. O fim de uma tradição. São Paulo: Perspectiva, 1977.

LÉVI-STRAUSS. Claude. La pensée sauvage. Paris: Plon, 1980.

LÉVI-STRAUSS. A oleira ciumenta. Lisboa: Edições 70, 1987.

WILLEMS, Emílio. Cunha: tradição e transição em uma Cultura Rural do Brasil, São Paulo: Secretaria da Agricultura, 1947.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.