Banner Portal
O uso de HQs como ferramenta motivacional para o ensino de astronomia
PDF

Palavras-chave

Astronomia
Eclipse solar
Eclipse lunar
História em quadrinhos

Como Citar

Ribeiro, M. H., & Argollo Ferrão, A. M. de. (2020). O uso de HQs como ferramenta motivacional para o ensino de astronomia. Labor E Engenho, 14, e020012. https://doi.org/10.20396/labore.v14i0.8662154

Resumo

O Universo é algo que sempre chamou a atenção da humanidade e talvez por isso a Astronomia é uma das ciências mais antigas da história. Contudo, o ensino e aprendizagem dessa disciplina esbarram em algumas dificuldades devido a uma certa insegurança por parte dos professores e pela falta de um material lúdico apropriado para trabalhar o conteúdo com crianças e adolescentes. Assim, este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa junto aos estudantes de escolas do Ensino Fundamental do município de Coxim [MS], por meio do uso de História em Quadrinhos (HQs) elaboradas em “tirinhas” como forma de verificar a sua potencialidade como ferramenta motivacional para o ensino e aprendizagem dos temas que envolvem o Universo e a Terra. Para tal, foram aplicadas avaliações, no início e no final de uma sequência de ensino, elaboradas para trabalhar o tema em questão. Evidenciamos que o uso de HQs como ferramenta motivacional apresentou resultados positivos para o ensino de Astronomia junto aos estudantes do Ensino Fundamental.

https://doi.org/10.20396/labore.v14i0.8662154
PDF

Referências

Amaral, P. (2008). O ensino de Astronomia nas séries finais do ensino fundamental: uma proposta de material didático de apoio ao professor. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008. 102f. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2517/1/2008_PatriciaAmaral.pdf Acesso em: 15 nov. 2018.

Brasil. Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 18 jun. 2019.

Bonfleur, R. C., Scalabrin, M. H., Emílio, M., & Cardoso, L. M. (2007). Astrônomo júnior. Ponta Grossa [PR] : Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Carvalho et al. (2009). Os quadrinhos nas aulas de ciências naturais: uma história que não está no gibi. Revista Educação em Questão, 35 (21), pp.120-145, maio/ago. 2009. Natal [RN] Brasil.

Palhares, M. C. (2008). História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf Acesso em: 31 out. 2018.

Massuda, E. A. (2011). História em quadrinhos: estímulo e lições de cidadania no projeto de formação de Tweens do Johrei Center Barretos. Brasília [DF] : Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4456/1/2011_ElianaAkemiMasuda.pdf Acesso em: 30 out. 2018.

Milone et al. (2018). Introdução à Astronomia e Astrofísica. São José dos Campos [SP] : INPE. [Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. INPE-7177-PUD/38].

Testoni, L. A. (2004). Um corpo que cai: As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física. 2004. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo [SP] Brasil. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/publico/LEONARDO_ANDRE_TESTONI.pdf Acesso em: 01 nov. 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Labor e Engenho

Downloads

Não há dados estatísticos.