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Nobre, Domingos. Todo índio na Escola. Parte I: Infâncias indígenas e escolarização no Brasil (1999-2009). Pp. 710. ISBN 978 85 99944 34 9.
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Palavras-chave

Índios na escola. Infâncias indígenas. Escolarização. Professores indígenas. Infância guarani.

Como Citar

RAMOS, Graziela Rocha; CORBERA MORI, Angel. Nobre, Domingos. Todo índio na Escola. Parte I: Infâncias indígenas e escolarização no Brasil (1999-2009). Pp. 710. ISBN 978 85 99944 34 9. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 197–203, 2017. DOI: 10.20396/liames.v17i1.8648204. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/8648204. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Compreender melhor os processos de escolarização e a infância indígena tem sido o objetivo de muitos pesquisadores ao longo das últimas décadas. Em um período de dez anos, entre 1999 e 2009, foram realizados diversos estudos na área, resultando em mais de 100 trabalhos, os quais se encontram reunidos no livro Todo Índio na Escola. Ao realizar uma análise de diferentes produções, entre artigos, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, Domingos Nobre permite ao leitor formular uma visão geral das questões que perpassam a educação escolar indígena e a infância indígena. O autor dialoga com todos esses textos, com o objetivo de proporcionar ao leitor conhece-los através de breves resenhas. Com isso, abre-se caminhos para novos estudos. O livro encontra-se dividido em seis capítulos, sendo parte deles destinado a discussões com as diferentes etnias e parte destinado à pesquisa com a infância guarani. Ao final, são apresentadas algumas conclusões provisórias sobre o tema.

https://doi.org/10.20396/liames.v17i1.8648204
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Referências

Nobre, Domingos (2014). Todo índio na Escola!. Parte I: Infâncias indígenas e escolarização no Brasil (1999-2009). Campinas, SP.: editora Curt Nimuendajú.

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